domingo, 11 de março de 2012

Eleições no Grussaí Praia Clube

De tempos em tempos quase como um déjà vu presenciamos cenas que nos remete a épocas em que nossa região fora comandada por antigos coronéis escravocratas, ou sob as rédias dos regimes autoritários patrocinados pelos homens de farda dos tempos de ditadura. Assim me senti ao participar como observador e sócio do Grussaí Praia Clube da eleição para nova diretoria, quando numa atitude nada democrática assisti ao presidente do conselho conduzir os trabalhos. É no mínimo lamentável presenciar atitudes como esta.
Devemos lembrar que o clube não é uma extensão das casas de seus concelheiros e, que são mais 1.300 famílias que pagando suas taxas anuais de manutenção é que possibilitam ao clube crescer e, de fato se tornar um espaço de lazer, entretenimento, cultura e bem estar social para seus sócios e familiares.
Não podemos negar que há muito não se tem a frente do clube um empresário competente e compromissado como Wainer Teixeira de Castro, basta abrir os olhos e ver o quanto a clube vem crescendo em sua gestão. Num país que conquistou seu direito ao voto direto para escolher seus governantes, permitir que um punhado de conselheiros (que em sua maioria nem aparecem no clube para saber das suas dificuldades) possam escolher os gestores que deverão cuidar de um patrimônio que pertence a muitos é um retrocesso para o estado democrático de direito. 
No final desta tarde de domingo recebi em meu e-mail o manifesto que reproduzo abaixo para que possa servir de reflexão a todos nós.


PELO VOTO DIRETO!!!!


Conselho do Grussaí Praia Clube elege nova diretoria

Clima quente na manhã deste domingo no Grussaí Praia Clube. O Conselho Deliberativo elegeu a chapa de oposição para o biênio 2012-2014 e o próximo presidente, a tomar posse no dia 31 deste mês, é o dentista Carlos Eduardo Azevedo. O vice é o empresário Eduardo Simões Riscado, filho do presidente do Conselho Deliberativo, o também empresário Antônio Eraldo Lopes Riscado. A chapa 1 foi encabeçada pelo atual presidente, professor Wainer Teixeira de Castro, com o empresário Amaro Ribeiro Gomes na vice. Dos 60 membros do conselho, 48 compareceram. A chapa vitoriosa teve 27 votos. Mas tudo indica que ainda vem muita polêmica por aí. Logo depois de anunciado o resultado, Wainer declarou que não reconhece a derrota e vai conversar nos próximos dias com a diretoria e seus advogados que medidas administrativas ou até judiciais poderão ser tomadas. Uma das principais queixas é que os candidatos não puderam expor suas propostas de mandato.

Esse é só um dos assuntos que prometem render muita discussão. Tudo começou em março do ano passado, em uma assembleia geral que acordou a necessidade de elaboração de um anteprojeto para mudanças estatutárias. Nos planos de Wainer estava a eleição direta, mas a própria direção do conselho, denuncia Wainer, deixou o tempo passar. No início de fevereiro deste ano, a ideia da eleição direta foi aprovada em reunião propositiva, a ser levada ao Conselho Deliberativo para então voltar à assembleia para votação e homologação. Também não aconteceu.

- O que houve foi uma aberração. O presidente do Conselho Deliberativo tomou atitudes que ferem o Estado Democrático de Direto. Há questões até mesmo contrárias ao estatuto do Grussaí Praia Clube. E não dá para entender a decisão de não permitir aos candidatos expor suas propostas de mandato, falar nada. Isso é arbitrário. Havia outras coisas a serem consideradas, mas nada aconteceu, só a votação e pronto, dando a vitória a uma chapa em que o filho do presidente do Conselho Deliberativo é vice. Não reconheço a derrota. Já ganhei e já perdi eleições, mas o que houve nesta eleição do clube não dá para entender. Eu sou um presidente que ouve os sócios, conversa, procura saber o que pretendem, como querem seu clube. E há uma insatisfação com o que ocorreu nesse processo. Vamos avaliar o que fazer, conversar com a diretoria e com nossos advogados – declarou Wainer.

O Grussaí Praia Clube tem 57 anos e possui 1.300 sócios. Wainer é o primeiro presidente a defender eleições diretas para a escolha da diretoria.

5 comentários:

  1. Sou sócio proprietário do clube há mais de dez anos e me sinto lesado quando questões restritamente pessoais entre diretores do clube influenciam tomada de decisões. A verdade é que o clube tem recuperado seu quadro de sócios e dando uma melhorada no próprio clube, tem muito ainda para ser feito, mas alguém precisa começar e esse alguém parece ser este Wainer. Não o conheço e nem tenho amizade com ele mas vejo está fazendo um bom trabalho pelo clube que é também um pouco meu, visto que pago as taxas de manutenção. O certo é deixar as questões pessoais de lado e pensar no clube.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plena mente com vc, o club esta parecendo abandonado agora com essa administração atual o club ganhou um aspecto moderno e que dar vontade de vc entrar para conhecer melhor o interior do club, antes dava ate vergonha de dizer que era socio deste club.parabens Wainerpelo seu trabalho diante deste club.

    ResponderExcluir
  3. Caros leitores em respeito a todo e qualquer cidadão, este blogueiro ao fazer a moderação de comentários se resguarda o direito e o dever de não publicar qualquer comentário com traduzam quaisquer tipo de provocação, desrespeito e ofensa a quem quer que seja. Com relação a matéria postada tenho recebido vários comentários, aqueles que ferem ao respeito e dignidade da pessoa e para não gerar qualquer improbidade jurídica não autorizo sua publicação. Grato

    ResponderExcluir
  4. É só churumela, perdeu e agora quer ganhar no tapetão.

    ResponderExcluir
  5. voto direto para presidente do Grussaí Praia Clube eu APOIO!!!

    ResponderExcluir