quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Centro de Conhecimento discute gestão de território

Um dos grandes desafios da contemporaneidade é ter a capacidade de promover mudanças nos arranjos e dinâmicas da sociedade moderna. Vivemos tempos bicudos e permeados de novos problemas para soluções de antigos dilemas. Mudar será sempre um ato de dor, pois exige de nós atitudes que nos forçam o abandono das zonas de conforto.
Metaforicamente podemos utilizar-se da imagem do cão ferido sob a tábua de prego, que mesmo sofrendo com a sua dor, simplesmente não sai do lugar para evitar incomodo maior.
Diante de fatos não haverá argumento que possa derrubar ou justificar nossa acomodação. Não há mais tempo para se discutir o conceito da invenção da roda, nos cabe tão somente partilhar como utilizá-la e tirar o melhor proveito para nossa sobrevivência no meio ao caos.
 Neste sentido o Centro de Conhecimento de São João da Barra, instituição ligada a ONG Bioatlântica vem promovendo fóruns abertos de reflexões sobre os destinos da região que se encontram no entorno do complexo do Superporto do Açu, prospectando ações integradas de gestão de território que possam auxiliar a comunidade no enfrentamento dos impactos que serão inevitáveis. Educação, Cultura, Saúde, Território, Meio Ambiente entre outros temas são focos de atenção destes encontros que reúnem representantes da sociedade civil organizada, gestores públicos, universidades e agentes comunitários. Grandes momentos de partilha, integração e conhecimento mútuo.
               

Um comentário:

  1. A construção de um porto afeta uma região tanto positivamente, como negativamente, então é bastante importante pensar na população que vive ao redor, visar não somente os aspectos estruturais como também os culturais. Gostaria parabenizar a iniciativa!!!

    ResponderExcluir