domingo, 28 de agosto de 2011

Programação muito especial em São Francisco do Itabapoana

Iara Cinthya - Secretária de Educação e Cultura
Professor com repertório cultural aprimorado, prática pedagógica com mais resultados.

Os últimos detalhes para o Seminário "Arte dentro e fora da sala de aula" realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco do Itabapoana, no norte fluminense já foram concluídos, relata a secretária municipal de Educação e Cultura professora Iara Cinthya, que conta com mais 600 inscrições de professores da rede pública municipal para um dia muito especial. 
O seminário será organizado pela Arca Produções e Eventos, sob o comando dos gestores de projetos especiais Nana Rangel e Wilson Heidenfelder. Na programação prevista para iniciar as 9 horas da manhã no Clube social Quaxindiba será aberto com a palestra "O que nos move? A necessidade de encontrar sentido em educar" ministrada pelo animador cultural e jornalista Heidenfelder, com a exibição do vídeo documentário "Batuque Aí, Ritos, Ditos e Mitos da Cultura Popular" produzido pelo Grupo de Estudos em Animação Cultural do Pólo Regional Arte na Escola da UENF e a Escola Municipal Francisco de Assis (Matadouro/Campos). Ainda falando da programação, após o almoço os participantes serão divididos por oficinas que acontecerão simultaneamente com diversos temas relacionados com a arte, cultura e educação. 
As oficinas:
·      Imagens Que Te Quero Ler - trabalhando a educação pela leitura de imagens em favor do letramento e da construção da leitura de signos e de mundo.
Facilitador: Wilson Heidenfelder
·         Batuque Aí... Ritos Ditos e Mitos da Cultura Popular – como ampliar o repertório do professor, quebrando com preconceitos, revendo a linguagem, dialogando com a escola.
Facilitadora: Neusimar da Hora
·         (Re)inventando o povo brasileiro – Construindo um novo olhar sobre os donos desta terra, uma nova forma de ensinar história em sala de aula.
Facilitadora Silvia Paes 
·         Quem Conta... Encanta! – Trabalhando com o repertório da contação de história, como ferramenta de sensibilização e construção da leitura escrita e interpretada.
Facilitadora: Aparecida Alves
·         O Corpo... – práticas de expressão corporal como forma de integrar, interagir e despertar sentidos e sensibilidades.
Facilitador: Luciano de Paula
·         A mulher - universo pleno nas artes plásticas - Um viagem pelo universo das artes plásticas reconhecendo a mulher como musa e como artista e a partir desse reconhecimento usar de exercícios de aquarela pra construir releituras e criações artísticas.
Facilitadora: Astride Ires Schulze
·         Aula de poesia, como eu queria – utilizando-se das narrativas poéticas, a prática de construção de texto.
Facilitadora: Márcia Luzia Gama  
·         O ensino da arte através de palavras, linhas, cores e formas – a linguagem própria das artes plásticas exercitada no cotidiano escolar, com vistas ao aprimoramento do repertório do educador e do despertar das sensibilidades no aluno.
Facilitadora: Jane Beatriz Rangel
·         Musicalizando a vida e a arte – exercícios de artes plásticas trabalhados a partir da música.
Facilitadora: Marilha Pinheiro Alves
·         Quem Conta... Encanta! – Trabalhando com o repertório da contação de história, como ferramenta de sensibilização e construção da leitura escrita e interpretada.
Facilitadora: Eliana Carneiro.
·         Teatro na Educação – práticas e exercícios teatrais em favor do processo de aprender/ensinar.
Facilitador: João Guilherme de Freitas
·         A Linguagem da Fotografia Tem objetivo despertar o olhar fotográfico e proporcionar iniciativas por parte dos educadores no trabalho de fotografia na escola. Serão feitas diversas experiências fotográficas e mostra de trabalhos fotográficos e vídeos de artistas contemporâneos.
Facilitadora: Paula Portes
·         O Mundo da vida, como mundo das culturas – Análise fenomenológica das imagens e vídeos e a correção entre vida e cultura.
Facilitador: Marco Antonio M. dos Santos
·         Na trama do texto, os fios da contemporaneidade – revendo a dinâmica de aulas de redação. Novos olhares sobre velhos desafios.
Facilitador: Alcir Alves
·         Cinema na escola... Escola no cinema  – A utilização do áudio visual como ferramenta pedagógica.
Facilitador: Antonio Luiz Baldan
·         Quilling: papel e cor transformando o mundo – técnicas artesanais, trabalhando a motricidade e a criatividade interagindo educador e educando.
Facilitadora: Ana Cristina Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário