sábado, 27 de agosto de 2011

DIA DE FESTA NO CEACDARCY!!!

27 de Agosto é dia de comemoração para os membros fundadores do Centro de Estudos em Animação Cultural Darcy Ribeiro - CEACDARCY. Hoje, ao completar seu terceiro ano de atividades o centro de estudos continua mesmo que modestamente acompanhando as ações em favor do animadores culturais de Campos dos Goytacazes e região fluminense. 
O grupo de estudos continua em atividade se reunindo todas as sextas feiras na sede do Pólo Regional Arte na Escola da UENF, na Casa de Cultura Villa Maria.
Ao fazer um balanço destes três primeiros anos de existência podemos dizer que o centro tem procurado cumprir com sua missão, tornando-se além de referência para os os estudos sobre animação cultural no país, um observador atento as questões que envolvem as práticas e os conceitos próprios as funções da Animação Cultural. 
Estivemos presente e dando apoio institucional ao lançamento da cartilha "Animação Cultural Escolar: Diálogos possíveis com a escola e a comunidade" uma ferramenta tecnológica em favor da educação e do diálogo entre a escola, a comunidade e o animador cultural. Quando da realização do Conselho Municipal de Educação o CEACARCY se fez presente nas discussões garantindo a realização de novos concursos para o setor de modo a atender a toda a rede municipal dos primeiros anos do Ensino Fundamental e mesmo da Educação de Jovens e Adultos. 
Propusemos a inclusão do animador cultural no plano de cargos e salários dos profissionais da Educação, por entender que como os professores, os animadores culturais participam do processo pedagógicos das unidades escolares e que convivem no seu cotidiano com a prática lúdica pedagógica com os alunos.
Estivemos presentes em reuniões e manifestações em favor dos animadores culturais do Estado do Rio de Janeiro que a vem lutando por mais de 17 anos pela legalização e reconhecimento de suas funções nos quadros do estado. Uma luta justa e difícil.
Em novembro de 2010 representamos o Brasil durante o Congresso de Animadores Socioculturais realizado na cidade de Aveiro em Portugal, oportunidade em que foi apesentado o artigo "Animação Cultural: Um olhar extra muros, novas perspectiva para o mercado de trabalho no Brasil" documento fruto das últimas pesquisas realizada pelo presidente do CEACDarcy Wilson Heidenfelder, que aponta para novas áreas a serem descobertas pela animação cultural brasileira como forma de ampliar sua atuação no seio da sociedade.
Não poderia festejar esse terceiro aniversário sem prestar as homenagens principalmente a minha vice-presidente, amiga e irmã Neusinha da Hora, presente em todas as horas (desculpe o trocadilho) nos altos e baixos que a instituição vem passando, pois não é fácil dispor do tempo voluntário e da dedicação de pessoas sem que elas esteja realmente envolvidas no processo e, acreditando na missão. Sonhamos o dia em que outros possam se aproximar, sem preconceitos, sem desconfiança, em favor de todos e principalmente da fraternidade, da justiça e do bem comum daqueles que mais necessitam de nossos esforços: a sociedade marginal e marginalizada pelo sistema. Aos que acreditam parabéns pela data. Aos que não acreditam nosso desejos de que um dia possam abrir os olhos e ver o que os olhos da carne muitas vezes não conseguem enxergar. Saudações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário