sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Não basta aprender novos conceitos

Mudar nunca foi um exercício fácil. Diante de todos os desafios que a sociedade contemporânea tem lançado sobre homem moderno, talvez o mais difícil tenha sido o aspecto da contínua mutação. O mundo nunca mais foi ou será o mesmo e isso observamos diante as inúmeras descobertas que aconteceram a partir do último século. Os últimos cem anos foram protagonizados com invenções e descobertas em todas as áreas do conhecimento humano mais que os últimos mil anos. Cinco anos do Século XXI, já representam cinqüenta anos do que fora desenvolvido no século anterior. O maior responsável por estas mudanças e descobertas é sem dúvida a capacidade da comunicação ampliada com as diversidades de sistemas espalhados por todo o planeta. Dos super computadores à Internet, das televisões a cabo aos potentes satélites, que aos milhares observam passo a passo nossos movimentos.
Mudar nunca foi um exercício fácil. O escritor uruguaio Eduardo Galeno nos diz que somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos. A modernidade nos exige alta performance, e isso não significa apenas a absorção de variados conhecimentos, mas principalmente o seu gerenciamento. Dar o melhor de si, fazer o máximo e descobrir os caminhos que te levará ao seu mais alto desempenho. No mercado de trabalho o que era um diferencial no passado, hoje é igualado. Antes ter um curso de nível superior, ou falar um segundo idioma era fator preponderante para galgar um lugar ao sol, hoje é condição sine qua non.
Se não existe outra forma para alcançar o sucesso almejado, o jeito é escolher as armas que serão necessárias. Estar municiado com as competências essenciais, pois sem elas não chegaremos a lugar algum. Existem diversas competências e não estão somente relacionadas com a esfera profissional. Mas do que responsável pelo alto desempenho, as competências responsáveis pelo alto desempenho comandam a vida, por esta razão devemos buscar sempre seu descobrimento e ter a certeza que cada dia uma nova competência surge no mercado e em nossas vidas e que precisa ser adquirida. Entre muitas destas competências, ter um motivo seja talvez uma das mais importantes, pois estar motivado e se manter assim diante das dificuldades é fator preponderante.
Outra ferramenta importante é o desenvolvimento da Inteligência Emocional, uma competência responsável pelo equilíbrio necessário para se adaptar as muitas variações ocorridas na modernidade. Hoje estamos em alta, amanhã talvez não e esta instabilidade deverá ser bem administrada. Estar de bem com a vida, outro ponto importante a ser considerado, pois uma relação saudável com a realidade evita as ansiedades com os altos e baixos do dia-a-dia. Tenha certeza que não basta somente, à aquisição de novos conceitos, é preciso estar preparado para a reprogramação. Quando se sentir confortável, é porque chegou a hora de mudar mais uma vez.
Uma semana de paz, progresso e evolução para todos.

Um comentário: