quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Expresse-se para o mundo

Qual o valor de um grande tesouro perdido no fundo do mar?
Um tesouro valiosíssimo está sendo transportado por um navio de um continente para outro. São milhares de barras de ouro, enormes diamantes, rubis, esmeraldas e centenas de obras de arte. De repente, o tempo dá uma virada forte, radical, as ondas crescem e os ventos se agitam num tufão incontrolável, e o navio afunda. Não se sabe onde, nem quando e nem como. Agora, aquela fortuna incalculável, está lá, no fundo do mar. Inacessível. Então eu volto a lhe perguntar: Qual o valor de um grande tesouro perdido no fundo do mar? E eu mesmo lhe respondo: Nada. Não tem valor algum. Está irreversivelmente perdido.
O mesmo acontece com nosso conhecimento. Vários anos dedicados aos estudos, participação em conferências, seminários, cursos. Um monte de livros, provas na escola, e daí? O professor e escritor Lair Ribeiro nos diz, que nosso conhecimento por mais abstrato ou prático que seja, só tem valor se o expressarmos para o mundo. E como expressa-lo, se não pela comunicação? Desta maneira podemos afirmar que conhecimento é poder, mas que este poder só se concretiza, quando somos capazes de exteriorizá-lo, e só o fazemos quando estamos nos comunicando com o mundo que está a nossa volta.
Devemos entender que o processo de comunicação não se resume apenas na articulação das palavras, por parte daquele que propõe comunicar algo. Em um esquema que chamamos de Comunicação Global, a palavra passa a fazer parte de uma estrutura maior e mais complexa, que juntas e equilibradas permitem ao ser humano comunicar suas idéias, sonhos e aspirações. Neste esquema, a articulação da palavra representa um percentual de importância na ordem de 7%, enquanto a tonalidade da voz representa 38% e a postura corporal representa os outros 55% do processo de comunicação. Será o exercício interligado destes três aspectos do esquema comunicacional que resultará no sucesso almejado. Exemplos práticos encontramos muitas vezes durante a aula daquele mestre, que apesar do notório saber, consegue provocar um processo coletivo de sonolência entre seus alunos, mesmo entre aqueles mais atentos.
Muitas vezes isso ocorre porque, apesar de toda sua capacidade, este professor não se utiliza de algumas técnicas da Comunicação Global a seu favor, na hora de sua exposição acadêmica. Articula as palavras, sem com isso dar volume, tonalidade e entonação devida a esta mensagem, ao mesmo tempo em que fica estático a frente da classe ou anda vagarosamente de um lado para o outro da sala causando uma sensação de pêndulo hipnótico na distinta platéia. Isso também acorre quando um palestrante que apesar de ter conhecimento sobre o assunto a ser abordado, mas que no entanto não dispõe da arte da oratória, capaz de abrilhantar sua conferência.
O mesmo Lair Ribeiro nos diz que a “magia da comunicação é um dom” que o ser humano só terá pleno domínio quando entender que precisa praticar, ter paciência e persistência diante dos desafios. Falar em público é um desafio a ser vencido pelo comunicador que tiver a capacidade de desenvolver suas Inteligências Múltiplas, conhecer a si próprio e aos que o rodeiam e assim perceber toda a dimensão do campo comunicacional e seu poder. Expresse-se para o mundo.
Uma semana de paz, progresso e evolução para todos.

Um comentário:

  1. HUm!!! Que aula e Comuinicação!!! Fiz as anotações... e depois vou dar mais uma olhadinha... outra... e assim... encarnar cada palavra... Obrigada proessor! Amei!

    ResponderExcluir