quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CUPINS NÃO DORMEM...

Em ata da Câmara Municipal, de 28 de dezembro de 1833*, na seção dos ofícios, se lia:

“Da commissão central promotora do estabelecimento do Lyceu de Campos, fazendo a doação á camara do prédio outro’ora pertencente ao espólio do barão da Lagoa Durada, e situado á praça do Pinheiro nesta, cedida sob as seguintes condições: 1ª. Fica o governo provincial com inteira liberdade de ação para adaptar o prédio ao estabelecimento do Lyceu, porem, durante o tempo que estiver o mesmo prédio servindo ao fim a que é destinado fazer todas as obras que forem reclamadas pelo mesmo estabelecimento;....”

* Acredito ser um erro de digitação, pois a data provável seja o ano de 1883 (grifo meu)
 (extraído do livro Subsídios para a História de Campos dos Goytacazes. Julio Feudit.1900.

De acordo com a professora, ex-liceista e pesquisadora Vera Passos o Salão Nobre do Solar do Barão da Lagoa Dourada, que há mais de um século é ocupado pelo Liceu de Humanidade de Campos está literalmente tombando sob as cabeças do povo campista e necessita com urgência de reformas, pois os cupins, que não dormem e não dão trégua ao patrimônio histórico da cidade estão devorando assoalhos, escadas e tudo mais que encontram pela frente.
Campos tem se tornado há muito a cidade do “já teve” e com isso vai perdendo sua identidade e seu patrimônio cultural. Assim aconteceu com o antigo Theatro Trianon, o Cine Theatro São Salvador e, pelo que parece é o que poderá acontecer ao belíssimo prédio do Liceu de Humanidade de Campos se não tomarmos alguma providência.
Assim, uma comissão formada por ex-alunos da instituição, professores, pesquisadores e representantes da comunidade campista foi criada com o intuito de iniciar um movimento em favor a preservação do referido prédio. Um documento de apoio a propositura de determinação de obras urgentes, destinado a promotoria pública do Estado do Rio de Janeiro foi lançado e necessita do maior número de assinaturas possíveis de pessoas que acreditem que histórias como a do Liceu não podem terminar como alimento de cupins.
Desta forma, conclamo a todos que se unam a esse movimento em favor de nossa história, em favor de nossa identidade e patrimônio cultural.

Nota: aquele que desejar participar do movimento e assinar ao documento envie uma mensagem para o e-mail heidenfelder@oi.com.br e eu encaminharei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário