domingo, 27 de março de 2011

Campos, minha cidade meu amor...

28 de Março de 2011

176 Anos de Elevação a categoria de Cidade!






 QUANDO FOI QUE EU NASCI
Hoje é o meu ‘aniversário’?
Então eu tenho o direito
de pedir vários presentes,
como jovem, que alguns
insistem em dizer que tenho
175 anos!
Pedirei apenas um:
respeito, muito respeito,
com a jovem senhora que sou!
Pensando bem, eu não peço.
Eu exijo, determino
que a minha idade, de fato,
seja dita e acatada.
Perguntem ao Avelino,
e ao Jorge Renato também
-Ferreira e Pereira Pinto-,
qual a minha idade certa
que eles sabem tão bem!

Não tenho só esse tempo
de vida comemorado.
Hoje é, apenas, mais um
dia em que celebra um fato
acontecido na vida
de Campos dos Goytacazes.
Não é o meu nascimento! 
Repito quase gritando.
Não é o meu nascimento! 
Eu já existia antes
de vinte e oito de março
do ano de 35*¹.
A História prova o que eu digo,
com marcos, fatos, registros...

Quantos anos tem São Paulo?
Quantos anos tem o Rio?
Por que eu só tenho isso,
cento e setenta e cinco?
Pensem nisso e acompanhem
como tudo começou
com o berço dos paulistas,
o berço dos cariocas
e com a terra dos campistas.

Perguntem ao Avelino,
e ao Jorge Renato também
-Ferreira e Pereira Pinto-,
qual a minha idade certa
que eles sabem tão bem!

Campos dos Goytacazes
Heloisa Crespo

*¹ 1835 - 176 anos de elevação de Campos dos Goytacazes à categoria de cidade (28/03/2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário