segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Congresso de Animadores em Aveiro - Portugal



O I Congresso Nacional de Animadores Culturais de Aveiro, organizado pela APDASC (Associação para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural), contou com mais de seiscentas inscrições, reunindo além de profissionais, estudantes em animação cultural de todas as regiões de Portugal. Única participação internacional ficou por conta deste blogueiro, que abriu o evento no dia 18 com a exibição do vídeo documentário "Batuque Aí... Ritos, Ditos e Mitos da Cultura Popular" e retornou no último dia a cena, apresentando o resultado do artigo "Animação Cultural: Olhar extra muros - Nova perspectivas para o mercado de trabalho no Brasil".
Após o término do congresso permanecemos por mais alguns dias em terras portuguesas com objetivo de visitar algumas instituições de ensino que possuíam em suas matrizes curriculares o curso de animação sociocultural. Assim sendo, na terça feira (23) retornamos ao Centro de Cultura e Congressos de Aveiro para conhecer e participar de uma aula no Curso Politécnico de Animação Sociocultural, convidado pela formadora Maria Izabel, onde tivemos a oportunidade de trocar algumas experiências sobre o assunto. Na oportunidade foi apresentado o vídeo sobre outro projeto que desenvolvemos durante nossa passagens pela a Escola Municipal Francisco de Assis, em Campos dos Goytacazes. Trata-se do projeto "Imagens que te quero Ler..." desenvolvido durante o ano de 2006 com os alunos do Ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos daquela escola.
O congresso teve como fio condutor para seus debates as questões que envolvem sua empregabilidade, código de ética e a elaboração de seu estatuto. Temas como a CyberAnimação, os desafios profissionais  e a formação dos animadores socioculturais foram pontos importantes nas discussões entre os congressistas, que tiveram ao final do encontro estabelecer as normativas que seriam colocados em seu estatuto profissional. 
Novo encontro já está marcado para novembro do próximo ano, mas em abril o professor Drº Marcelino Lopes, coordenador do Curso Superior em Animação Sociocultural da Universidade de Chaves - Tras dos Montes (Portugal), irá reunir para mais um encontro de animadores. É aguardar para ver!!!  







    

2 comentários:

  1. Amado companheiro de luta neste dois anos de muita vitalidade gloriesca com Jesus Lindão.

    Não tenho palavras para agradecer sua confiança, lisura, competência, carinho, responsabilidade, profissionalismo, puxões de orelha preciso, ensino abundante, muito obrigada.

    Teminamos hoje a primeira etapa da tarefa para a qual Jesus chamou o Brasil e, quero dize,r que você está nisso. Nunca Jesus vai esquecer os copos de água fresca ao corpo de Cristo e tenho certeza que você e sua familia fazem parte. Bem vindo ao Reino de Deus. Jesus é Lindo, e Brasil hoje amanheceu novinho e você foi um dos excelentes "parteiros".

    Te amo muito com um amor meio louco, splanchnizomático, meio sem jeito, trazendo certos contratempos, mas a Igreja, que somos todos nós, está sendo curada de suas feridas de nem sei quantos anos.
    Sorria, você está sendo galaxiamente filmado por Anjos do Senhor.

    Sou nadica, mas com gente do seu porte... vou até no inferno. Algumas vezes estivemos lá, não?
    Que bom, só o capeta safado perdeu, e Jesus não perdeu nem uma vida.

    zanzoreia abraçando Wilson heidenfelder, hoje, no primeiro dia do "Abraçando Amanhã".

    Muita coisa virá. Seja humilde.
    É o segredo. E você tanto é, que chegou aqui.

    Que o Senhor Jesus abençoe você

    ResponderExcluir
  2. Sou uma aluna da Escola Superior de Educação de Santarém, no curso de Animação Cultural e Educação Comunitária, e participei no congresso de Animação Sociocultural em aveiro. Adorei ouvi-lo na palestra, aprendi imensas coisas e o seu lema de vida ajudou-me a encarar a vida com outros olhos. Obrigado, beijos e animação

    ResponderExcluir