sábado, 27 de novembro de 2010

A diversidade em animação cultural é marca registrada nos trabalhos portugueses.


O animador sociocultural de etnia cigana Jorge Seabra nos recebe na sede da Divisão de Habitação Social da Câmara de Aveiro

Enquanto as atividades relacionadas as práticas de animação cultural brasileira encontram-se diretamente voltadas para as escolas, em Portugal os animadores experimentam suas práticas nos mais variados segmentos do mercado. Desde o atendimento a idoso, enfermos e a jovens e crianças em situação de risco eminente, até entre os grupos minoritários de etnia cigana.

O animador sociocultural Jorge Seabra é cigano e, atua como mediador entre as diversas ações sociais propostas pela Câmara Municipal de Aveiro e seu grupo étnico. De acordo com Seabra, o maior desafio para o seu traalho ainda é convencer os mais antigos do seu grupo e se abrirem para as novas perspectivas que a sociedade contemporanea tem oferecido. Ainda de acordo com Seabra, são poucos entre os mais jovens ciganos o desejo pela formação. Ele acrescenta que somente pelos estudos sua gente poderá dar significativos passos rumo a novos tempos.

Parte integrante da equipe da Divisão de Habitação Social da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Seabra tem percorrido os bairros sociais onde os grupos de etnia cigana estão morando, participando dos concelhos comunitários, reuniões de pais e professores e, em instituições de apoio as classes menos avorecidas de Portugal, como um interlocuror ativo e pronto a responder as questões de cunho sociocultural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário