quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Luxo do Lixo na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima




Por Wesley Machado

A prefeitura, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (ITEP/UENF) e Ecoanzol, realiza nos dias 16 e 17 de dezembro de 2010 o I Festival de Economia Solidária “O Luxo do Lixo Fazendo Arte”, de 10h às 20h, no auditório e no pátio externo do Palácio da Cultura. O evento consiste na realização de uma feira conceitual, setorizada, onde estarão destacadas as livres manifestações artísticas e culturais, a arte de fazer, com realização de oficinas e palestras, além da participação de universidades e entidades governamentais e não-governamentais, promovendo troca de saberes e culturas, induzindo políticas públicas. A entrada será franca e as inscrições para as oficinas poderão ser feitas no local na hora do evento.
A organizadora do “ O Luxo do Lixo Fazendo Arte”, Luiza Salles, explica o objetivo do projeto: “O projeto “O Luxo do Lixo” vem colaborar para a construção de um programa, que tenha como fundamento uma globalização humanizadora, buscando o desenvolvimento sustentável, socialmente justo, voltado para satisfação racional das necessidades de cada um e de todos, valorizando os recursos sócio-culturais territoriais e produzindo riqueza em condições de sustentabilidade ecológica, explicou Luiza.
-Queremos também consolidar a criação do Fórum Permanente de Economia Solidária através da mobilização de pessoas, grupos e instituições para realizar ações de valorização das manifestações culturais e a arte de fazer, inseridas em uma nova economia, alicerçada na solidariedade, na organização de redes, na inserção de eco-moeda social e, especialmente, em uma visão humana e humanizadora do trabalhador,do artista, do artesão e do cidadão, finalizou Luiza.

Programação:

OFICINAS
16/12 (quinta-feira) 10h - Abertura com o Coral do Pró-Jovem 9 às 11h - Mosaico com reciclados 13h às 15h - Bijouterias
15h às 17h - Tear

17/12 (sexta-feira)
17 às 11h – Flores de tecido 13h às 15h 
Furochic 15h às 17h - Patchwork

PALESTRA
16/12 (quinta-feira)
11h - Economia Solidária, outra economia é possível, com a diretora de Projetos da UENF, Nilza Franco Portela

FESTIVAL DE ARTES

17/12 (sexta-feira)
14h - Canto Coletivo
15h - Grupo de Dance da Baixada

Grupo de Dance de Goitacazes
18h - Grupo de Axé do Coletivo de Tocos
Grupo de Axé do C. E. Benta Pereira
Grupo de Dance do Coletivo da E. M. Luiz Sobral
Canto do Coletivo do C. E. Benta Pereira

sábado, 11 de dezembro de 2010

No Cine Teatro São João, com todas as palavras...

Um musical de Antônio Carlos & Silvano Motta





LOCAL: Cine Teatro São João – 20:30 em São João da Barra.
ENTRADA FRANCA!!!
Dias 10 e 12/12

Não perca essa oportunidade! Você vai se apaixonar...

A cantora Maria Fernanda faz natal para as crianças...

Natal das crianças




“Já faz tempo que eu pedi, mas o meu Papai Noel não vem”, este verso da canção natalina “Anoiteceu” serve como incentivo para que, algum “Papai Noel” sem roupa vermelha, barba ou cabelos brancos, possa fazer a alegria dos pequenos campistas neste natal. O convite para o projeto “Natal Feliz”, idealizado pela cantora Maria Fernanda, que acontece no próximo dia 15, às 20h30, no auditório da Santa Casa de Misericórdia, é para que esse natal seja diferente em Campos e que a solidariedade seja sua principal marca. As entradas do “Natal Feliz” custam R$ 5 mais um brinquedo novo, que serão doados para instituições filantrópicas do município.

A cantante doa o seu show “Samba: tempero brasileiro” e, juntamente, com músicos parceiros e apoiadores como a Provedoria da Santa Casa (que cedeu o espaço para apresentação) e a Abertura Promoções e Eventos, (que disponibilizou, gratuitamente, a sonorização e iluminação) espera por um sorriso no rosto de um grande número de crianças carentes do município. Para que essa meta se cumpra se faz necessária a sensibilização da sociedade.
- Somos poucos nesta iniciativa, mas acredito que outras pessoas ficaram tocadas e somaram esforços a este propósito. Afinal, quem não gostaria de por um sorriso no rosto de um pequeno. Quero deixar os versos da canção “Bom Natal”, “Que o natal existe. Que ninguém é triste. Que no mundo a sempre amor. Bom Natal. Um Feliz Natal. Muito amor e paz para você” e, torcer para você vir ao nosso evento, trazer quantos amigos quiser e conosco fazer muitas crianças felizes neste natal – convida Maria Fernanda, que lembra de outro apoiador desta iniciativa, o Senhor José Assad, do Grupo Boa Noite Amor, que veio somar esforços em prol do projeto.

Música solidária

A música encanta e também une. No propósito de levar a alegria, no projeto “Natal Feliz”, um grande time vem se formando. Entre eles Marcelo Fortunato (violão), Gilberto Marinho (bateria) e Marcelo Silva (contrabaixo), que acompanham Maria Fernanda em suas apresentações. Além de artistas que também ofertaram sua arte ao evento, como a cantora Jamile Velasco, a atriz Adriana Medeiros e os irmãos Alan (sax) e Alex (percussão e bateria) Leite.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Congresso de Animadores em Aveiro - Portugal



O I Congresso Nacional de Animadores Culturais de Aveiro, organizado pela APDASC (Associação para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural), contou com mais de seiscentas inscrições, reunindo além de profissionais, estudantes em animação cultural de todas as regiões de Portugal. Única participação internacional ficou por conta deste blogueiro, que abriu o evento no dia 18 com a exibição do vídeo documentário "Batuque Aí... Ritos, Ditos e Mitos da Cultura Popular" e retornou no último dia a cena, apresentando o resultado do artigo "Animação Cultural: Olhar extra muros - Nova perspectivas para o mercado de trabalho no Brasil".
Após o término do congresso permanecemos por mais alguns dias em terras portuguesas com objetivo de visitar algumas instituições de ensino que possuíam em suas matrizes curriculares o curso de animação sociocultural. Assim sendo, na terça feira (23) retornamos ao Centro de Cultura e Congressos de Aveiro para conhecer e participar de uma aula no Curso Politécnico de Animação Sociocultural, convidado pela formadora Maria Izabel, onde tivemos a oportunidade de trocar algumas experiências sobre o assunto. Na oportunidade foi apresentado o vídeo sobre outro projeto que desenvolvemos durante nossa passagens pela a Escola Municipal Francisco de Assis, em Campos dos Goytacazes. Trata-se do projeto "Imagens que te quero Ler..." desenvolvido durante o ano de 2006 com os alunos do Ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos daquela escola.
O congresso teve como fio condutor para seus debates as questões que envolvem sua empregabilidade, código de ética e a elaboração de seu estatuto. Temas como a CyberAnimação, os desafios profissionais  e a formação dos animadores socioculturais foram pontos importantes nas discussões entre os congressistas, que tiveram ao final do encontro estabelecer as normativas que seriam colocados em seu estatuto profissional. 
Novo encontro já está marcado para novembro do próximo ano, mas em abril o professor Drº Marcelino Lopes, coordenador do Curso Superior em Animação Sociocultural da Universidade de Chaves - Tras dos Montes (Portugal), irá reunir para mais um encontro de animadores. É aguardar para ver!!!