segunda-feira, 9 de março de 2009

Campos, minha cidade meu amor

Terra dos Gitacaz-guaçu, Gitacaz-mopi e Goitacaz-jacoritó

Há quem diga que Campos dos Goytacazes foi fundada quando o primeiro curral surgiu lá pelas bandas de Campo Limpo, outros consideram data de importância histórica quando estas terras foram elevadas a condição de vila e assim poder ganhar igrejas, cadeia pública e a câmara dos vereadores.
Fato é que Campos sempre este no foco dos grandes acontecimentos do Brasil colônia, império e recém republicano. De certo foram os primeiros caminhos traçados pelos cascos da boiada transportada de um canto a outro é que permitiram o traçado do que hoje chamaríamos de plano viário.
Das primeiras engenhocas de produção de aguardente e de cana de açúcar tornou-se possível fixar morada em terras até então povoadas tão somente pelos nativos aqui conhecidos como Goitacaz. O poeta e escritor Osório Peixoto relata em seu livro 500 anos dos Campos dos Goytacazes (2004) que o índio goitacaz era o senhor absoluto das terras da Capitania de São Tomé.
Significado para o nome destes nativos também era assunto controverso, alguns pesquisadores como Porto Seguro afirmava ser sua tradução Índios Corredores, para o Doutor Bezerra de Menezes Índios Nadadores e, uma versão mais moderna sugere que Goitacaz significa guaiamum (caranguejo grande comedor de gente). Talvez seja um pouco de tudo isso, por se tratar de seres dotados de uma força extraordinária, de estatura agigantada e membruda, como afirmava o escritor lusitano Simão de Vasconcelos.
Donos de uma grande nação, os goitacaz se subdividiam em três grupos étnicos, os goitacaz-guaçu, goitacaz-mopi e os goitacaz-jacoritó, habitantes destas planícies, de terras alagadiças, férteis e abundantes. Terras que despertariam a cobiça desenfreada de seus colonizadores.
Sua extinção também é alvo de controvérsias históricas, pois alguns pesquisadores afirmam que a Nação Goitacaz fora extinta por conta do contato direto com peças e utensílios infectados colocados propositalmente para que todos adoecessem (o que seria considerado hoje como a primeira guerra bacteriológica de nossa historia), mas Osório relata em seu livro que os índios foram vitimados covardemente após serem mentirosamente denunciados junto à coroa portuguesa instalada no Rio de Janeiro de terem dado cabo da tripulação de um navio que teria naufragado no Cabo de São Tomé.
Sem que muitos vestígios ficassem para preencher as lacunas da memória coletiva, vamos cada um a sua maneira contando causos, revestidos de narrativas poéticas e muito das crendices populares. Hoje nosso principal ancestral quase não aparece nos livros escolares, ou mesmo nas contações de histórias. Nossas homenagens se resumem a estátuas mal faladas ou enredos carnavalescos que dão conta de serem estes homens-canibais.
A sua moda, estes guerreiros resistiram até quando puderam, e se tiveram que devorar seus inimigos, o fez com a crença de que imolando seus adversários estavam assim recebendo as forças espirituais de cada um deles, uma maneira primitiva até mesmo de reverenciar seus mortos em batalha.
E talvez, somente talvez ainda existam perdidos por entre os brejos, lagoas e verdes planícies belos índios e índias, com seus arcos e flechas, caçando, cantando, vivendo, povoando o imaginário de nosso povo campista. Façamos como nossos guerreiros e resistamos o quanto pudermos e, se na batalha sairmos vitoriosos, que saibamos reverenciar os abatidos, mas não podemos perder nunca o poder de nos indignarmos. Pense nisso e uma semana de paz, progresso e evolução para todos.

2 comentários:

  1. Sabia???Sua foto diz quem você é. Uma pessoa que soma, que busca, que investiga, que sonha, que quer trazer para seu coração e doar a partir dali... Uma pessoa que não aponta...mas que apronta! Sem conivência com erros mas ciente das mudanças e da "volta atrás quando há erros".

    Seu retrato mostra pessoa verdadeira, integra e humilde...
    Seu retrato...retrata isso...

    seu...retrato...

    ResponderExcluir
  2. Nunca seja coniventes com erros.
    Nunca busque contrários apenas por ser "contrários".
    Busque sempre a vedade... com a justiça da busca.E jamais com o "ódio da bronca".

    Que o Senhor Jesus abençoe você.

    ResponderExcluir