Na cadência bonita do samba
O carnavalesco e escritor Haroldo Costa é o convidado do jornalista Marco Lacerda no FrenteVerso deste domingo
A síndrome da "entrada de serviço"; o racismo que ainda persiste no Brasil, inclusive de negros contra brancos e de negros entre si e a ascensão dos carnavais de São Paulo, Salvador e Recife. Estes são alguns dos temas que um rei do Carnaval brasileiro, Haroldo Costa, aborda na entrevista que concede ao jornalista e escritor Marco Lacerda no FrenteVerso que vai ao ar neste domingo (19/09), às 21h na Inconfidência FM.
Sempre ligado às mais legítimas manifestações culturais brasileiras, Haroldo Costa tem atuado em diversas áreas. Produtor e diretor de rádio e TV, ator, criador de espetáculos, jornalista e autor de livros. A iniciação teatral de Haroldo deu-se nos anos 50, no Teatro Experimental do Negro, quando atuou na peça de Lúcio Cardoso “O Filho Pródigo”, que o levou a uma turnê de cinco anos pelos quatro cantos do planeta com a Companhia de Danças Brasiliana, fundada e dirigida por ele. De volta ao Brasil foi convidado por Vinicius de Moraes, de quem tornou-se amigo em Paris, para protagonizar a peça “Orfeu da Conceição”.
Como escritor, Haroldo é autor de sete livros, entre eles “Fala Crioulo”: melhor do que um ensaio ou uma tese sociológica, o livro apresenta depoimentos de negros das mais diferentes condições sociais - empregada doméstica, cantora lírica, engraxate, ex-miss Brasil, entre outros.
É de autoria dele, também, “Ernesto Nazareth – Pioneiro do Brasil”, biografia de um dos nossos principais compositores, resultado de uma pesquisa feita durante anos que traz, além da vida do Nazareth, a atmosfera do Rio de Janeiro do século 19. Leitura obrigatória para quem quer conhecer as raízes da nossa música.
Mas sua grande paixão sempre foi o Carnaval e foi esta paixão que o levou a escrever outro documento indispensável: “Salgueiro – 50 anos de glória”, onde ele narra com abundância de fatos e fotos a trajetória da escola de samba do seu coração. Não é preciso ser salgueirense para apreciar o livro, basta gostar de música popular e carnaval.
Desde 2007 Haroldo é contratado da Rede Globo para narrar e comentar as emoções dos desfiles das escolas cariocas na avenida Marquês de Sapucaí, no Rio, que tornaram o carnaval brasileiro conhecido como o maior espetáculo da terra.
O FrenteVerso vai ao ar neste domingo (19/09) às 21h, pela Inconfidência FM (100,9). O programa pode ser acessado de qualquer parte do Brasil e do mundo através do novíssimo portal da Brasileiríssima: http://www.inconfidencia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário