sábado, 30 de julho de 2011

Grupo de estudos de volta as sextas feiras na Villa Maria

O Grupo de Estudos em Animação Cultural do Pólo Regional Arte na Escola da UENF retorna sua programação de estudos para as sexta feiras na sede do Pólo, na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos dos Goytacazes. Este ano o grupo está debruçado sobre o livro português coordenado pelos doutores em Animação Sociocultural Marcelino de Souza Lopes, Sônia Alexandre e Manuel Loureiro, "Animação e Bem-Estar Psicológico: Metodologia de intervenção sociocultural e educativa". A obra reúne contribuições teóricas que nos convidam a uma reflexão sobre melhoria da qualidade de vida e bem estar nos diversos âmbitos etários, utilizando-se dos conceitos e praticas que envolvem a animação sociocultural e seu sentido polissêmico de atuar na construção de uma nova sociedade global. Vale a pena conferir. Participe você também. 

Ceacdarcy realiza assembléia

O presidente do Centro de Estudos em Animação Cultural Darcy Ribeiro - CEACDdarcy convoca diretores fundadores da entidade para Assembléia Extraordinária que acontece na próxima sexta feira, 05 de agosto às 15 horas no Salão Prata Tavares na Associação de Imprensa Campista, rua Tenente Coronel Cardoso, 460, centro, na cidade de Campos dos Goytacazes. Na pauta aprovação de adesão de novos associados e participação de Editais públicos pelo centro de estudos. 

sábado, 23 de julho de 2011

Assista na TV Ánima

Alunos e professores do Curso de serviço Social da Universidade de Coimbra, em Portugal montam instalação cênica em praça pública para discutir o tema Violência contra Mulher Portuguesa. Assista!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Isso é incrível!!!

Até o fim do ano começará a última fase do trabalho. DeCaires, o Parque Nacional Marítimo e a Associação Náutica de Cancún vão convidar outros artistas para contribuir para o museu submarino. 

Um exército de figuras humanas vai deixar a praia em Cancún, no México, para ser submerso. As esculturas de Jason DeCaires Taylor vão ajudar na recuperação das barreiras de corais . As esculturas são feitas de cimento. Com sua obra, DeCaires tenta unir a arte e o meio ambiente . 

Sua obra, ' A Evolução Silenciosa ' , é inspirada em pessoas reais - na maioria mexicanos comuns - que foram transformadas em esculturas submarinas para dar abrigo à vida marinha . 
O escultor conta que há enorme pressão sobre os corais na região de turismo intenso. Sua intervenção tenta representar a responsabilidade de todos sobre os danos ambientais, sob uma perspectiva ' otimista ' . 


A composição química e o acabamento em cimento das esculturas promove a colonização da vida marinha, que com o tempo vai cobrir as esculturas em cores diferentes . 


Com sua obra, DeCaires quer ressaltar que, apesar de nos cercarmos de edifícios, não podemos esquecer o quanto dependemos da natureza . 
Museu Subaquático de Artes, Cancún (Esculturas de Jason DeCaires Taylor) 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

II Festival Estudantil de Teatro em Campos

A Fundação Municipal Teatro Trianon em Campos abre oficialmente as inscrições para o II Festival Estudantil de Teatro de Campos. Oportunidade para os grupos de teatro das escolas públicas e particulares de Campos e região em mostrar seus trabalhos e descobrir novos talentos. Presentes ao evento a presidente da Fundação Trianon a professora Auxiliadora Freitas, o secretário de cultura Orávio de Campos Soares, a vice presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima a professora Maria Helena Gomes e outras autoridades. 
presentes ao evento Nana Rangel, Cida Alves, Márcia Luzia e Arlene Gomes 
Visite o site do Trianon  e participe! http://www.fundacaotrianon.org.br/

sábado, 9 de julho de 2011

Participe do III Concurso Nacional de "Melhor Blogue de Animação Sociocultural2011".

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Assista na TV ÁNIMA...

Primeiro programa exibido a partir das reuniões do Grupo de Estudos em Animação Cultural Escolar do Pólo Regional Arte na Escola da UENF. O encontro foi gravado em 06 de julho de 2011 e estiveram presentes os animadores culturais Fabrício de Souza Lima, Nana Rangel, Neusimar da Hora, Soraya e Wilson Heidenfelder. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reflexões...

Essa imagem foi nos enviada pela animadora cultural Ínes Polidoro, hoje atuando em comunidades do campo no sul do país.

domingo, 3 de julho de 2011

SEM FÉRIAS...

O Grupo de Estudos em Animação Cultural Escolar, do Pólo Regional Arte na Escola da UENF não entrará em férias no mês de julho. Nesta última sexta feira, primeiro de julho os animadores culturais participantes decidiram por manter as reuniões de estudos mesmo no período de férias. Única mudança será a troca pelo dia de quinta feira, mas o horário será mantido das 10 às 12:30. Vale conferir!
Para os interessados em participar, o grupo está aberto para animadores, arte-educadores, professores e interessados em cultura e educação. As reuniões acontecem na Casa de Cultura Villa Maria, Sala do Pólo Arte na Escola, em Campos dos Goytacazes/RJ.





Centro de animadores culturais em nova sede...

O Centro de Estudos em Animação Cultural Darcy Ribeiro - CEACDarcy reúne sua diretoria nesta próxima quinta feira (07) para tratar entre outros assuntos sobre a reorganização da instituição e sua nova sede de trabalho. O CEACDarcy, fundado em 27 de agosto de 2008, tem participado ativamente de ações em favor da comunidade de animadores culturais do estado do Rio de Janeiro.
O centro, representado pelo seu presidente, faz parte do grupo de discussões sobre o impacto social, político, econômico, ambiental e cultural a ser vivenciado pelos municípios limítrofes de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana com a instalação do complexo portuário do Superporto do Açu.

sexta-feira, 1 de julho de 2011