segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aveiro: frio e beleza...













Uma curiosidade: Eis ai a imagem de São Salvador da Igreja de Santa Cruz em Aveiro. Para mim uma surpresa encontrar em plena Europa uma imagem do Padroeiro da Cidade de Campos dos Goytacazes.

Mais fotos de Aveiro (Portugal). I Congresso de Animadores-as

Um dos jantares oferecidos pela organização do congresso

 Carlos Costa, animador sociocultural, fundador da APDASC e organizador do congresso.

Da esquerda para direita do vídeo: Dr. Marcelino Lopes, Wilson Heidenfelder e Dr. Avelino Bento.

Wilson Heidenfelder e a Ir. Paulina, animadora sociocultural em Cabo Verde

A direita do vídeo a Formadora Maria Izabel e uma aluna do curso de formação em animação sociocultural.


Alunos do Curso de Formação Técnica em Animação Sociocultural de Aveiro

sábado, 27 de novembro de 2010

A diversidade em animação cultural é marca registrada nos trabalhos portugueses.


O animador sociocultural de etnia cigana Jorge Seabra nos recebe na sede da Divisão de Habitação Social da Câmara de Aveiro

Enquanto as atividades relacionadas as práticas de animação cultural brasileira encontram-se diretamente voltadas para as escolas, em Portugal os animadores experimentam suas práticas nos mais variados segmentos do mercado. Desde o atendimento a idoso, enfermos e a jovens e crianças em situação de risco eminente, até entre os grupos minoritários de etnia cigana.

O animador sociocultural Jorge Seabra é cigano e, atua como mediador entre as diversas ações sociais propostas pela Câmara Municipal de Aveiro e seu grupo étnico. De acordo com Seabra, o maior desafio para o seu traalho ainda é convencer os mais antigos do seu grupo e se abrirem para as novas perspectivas que a sociedade contemporanea tem oferecido. Ainda de acordo com Seabra, são poucos entre os mais jovens ciganos o desejo pela formação. Ele acrescenta que somente pelos estudos sua gente poderá dar significativos passos rumo a novos tempos.

Parte integrante da equipe da Divisão de Habitação Social da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Seabra tem percorrido os bairros sociais onde os grupos de etnia cigana estão morando, participando dos concelhos comunitários, reuniões de pais e professores e, em instituições de apoio as classes menos avorecidas de Portugal, como um interlocuror ativo e pronto a responder as questões de cunho sociocultural.



Vídeo documentário do Batuque Aí abre o primeiro dia do Congresso dos animadores culturais portugueses...

O vídeo documentário Batuque Aí.. Ritos, Ditos e Mitos da Cultura Popular produzido no ano de 2008 pelo Grupo de Estudos em Animação Cultural Escolar do Polo Regional Arte na Escola - UENF com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco de Assis foi escolhido pela organização do I Congresso Nacional de Animadores Culturais, em Aveiro. O evento foi organizado pela  APDAC (Associação Portuguesa de Desenvolvimento de Animação Sociocultural). 



Um pouco da Veneza Portuguesa: Aveiro

A cidade de Aveiro, é reconhecida como a Veneza portuguesa por conta de seus belos canais por onde deslizam os barcos-moliceiros.




Portugal: Diário de bordo...


Por conta de dificuldades técnicas não foi possível atualizar em tempo real nossa participação durante o I Congresso nacional de Animadores Culturais acontecido entre os dias 17 e 20 de novembro na cidade de Aveiro (Portugal). Mas, estarei postando e comentando ao longo desta semana as prinipais informações do evento e minhas visitas em pontos turístico-culturais por Aveiro, Cidade do Porto, Coimbra e Leiria (onde se encontra o Santuário de Nosa Senhora de Fátima).

Segue imagens do Centro de Congresso, em Aveiro, local que sediou o congresso dos animdores socioculturais:





O Centro de Congressos, foi construído ao final do século XIX quando funcionou como uma fábrica de cerâmica e tijolos, em 1916 sofreu algumas reformas, ficou por alguns anos desativado e abandonado, quando a Câmara de Aveiro resolveu por adquirir o prédio e o transformar em instalações para que funcionasse sua câmara, além do Centro de Formação Técnico Profissional, onde entre os vários cursos está em andamento o de Animação Sociocultural.

domingo, 14 de novembro de 2010

Portugal: Diário de bordo...

Caros amigos;
Durante este mês (16 a 30 de novembro) estarei em viagem para a cidade portuguesa de Aveiro, onde participarei do I Congresso Nacional de Animadores/as Culturais, quando estarei apresentando meu mais recente artigo "Animação Cultural: olhar extra muros - novas perspectiva para o mercado de trabalho no Brasil"
Durante este período tentarei compartilhar com todos que me seguem pelo blog minhas experiências e as novidades que irei encontrar por terras além mar. Desejam-me sorte!!!!
Um abraço fraterno.
Wilson Heidenfelder.

sábado, 13 de novembro de 2010

Nem que seja por amor a Campos...



(Sec. de Educação Joilza Rangel, Pres. Avelino Ferreira e a Dir. Ana Maria)
É lamentável, mas uma realidade. Torceram para que fosse um fiásco e não deu outra: ficaram no mínimo desapontados, pois a 6ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes (de 05 a 14 de novembro) superou todas as expectativas, mesmo dos mais pessimistas de plantão. Um sucesso absoluto de público e de infraestrutura. Com uma programação pra lá de diversificada e intelingente, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, presidida pelo escritor e jornalista Avelino Ferreira tornou-se um divisor de águas. Podem até dizer que estou postando assim esta informação por fazer parte da equipe, mas não precisam me dar ouvidos, é só ouvir a comunidade, os lojistas e os livreiros/expositores.
Não dá para fazer de conta que não aconteceu. Pena que muitos que dizem amar a cidade, não prestaram  atenção a esse evento e, ainda tornceram que desse errado. Uma pena!!!
Parabéns a companheira Ana Maria Rangel (Nana), diretora do Departamento de Literatura, sua equipe e ao nosso presidente Avelino Ferreira, pois esta edição da bienal sem dúvida marcou definitivamente sua gestão a frente da fundação.  


Hoje tem Ferreira Goulart no Café Literário às 18 horas. Reserve sua senha!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Simbora sambar com Lene Moraes...

Show da Cantora Lene Moraes – Lançando o CD “Simbora Sambar”

Dia: 04/11/2010 (Quinta - Feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro SESI/Campos
Capacidade Limitada: 200 espectadores
Ingressos: R$ 10,00(inteira)
R$ 5,00(Meia: estudantes – idosos e sócios)
Classificação: Livre

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mãos que criam e recriam abre exposição na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho

O projeto "Mãos q Criam e Recriam" do Departamento de Casas de Cultura da Fundação Cultural Josnalista Oswaldo Lima abre exposição dos artesãos da Baixada Campista nesta quinta feira (04) com coquitel para convidados. Diversidade, criatividade e bom gosto marcam a exposição que reune mais de 20 artistas no evento que abre oficialmente o período de natal da casa de cultura. A exposição sgue nos dias 5 e 6 de novembro e retorna na primeira semana de dezembro. A casa de cultura recebe visitantes de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas.