domingo, 22 de fevereiro de 2009

Tenda Cultural revive antigos carnavais


Uma grata surpresa para os veranistas e moradores da praia campista Farol de São Thomé. Numa proposta que partiu da própria prefeita Rosinha Garotinho a Tenda Cultural recebeu uma decoração especial de carnaval coordenada pelo animador cultural Luciano de Paula, que entre brilhos, paetês, máscaras, luminárias e muita criatividade deixou o ambiente cheio de nostaugia dos antigos carnavais.

Momento muito especial ficou por conta da banda Meninos da Fanfarra, formada por Instrutores de Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação - SMEC que se apresentaram dia 21, na abertura do carnaval com o a execução das tradicionais marchinhas.

Dia 22 e 23 o evento ficou por conta da Banda A Massa que apresentou um repertório especial com músicas infantis. Dia 24 (terça feira) os Meninos da Fanfarra retorna para o fechamento da programação de carnaval da tenda.

Agendamento: Século XXI

Meios de Comunicação e o compromisso com a inclusão digital
Conhecimento é poder. Com esta afirmativa nos deparamos com uma realidade permeada pelos os signos dos meios de comunicação de massa, que exercem de maneira absoluta e irrevogável sua influência no processo cognitivo e comportamental da sociedade contemporânea, que vive numa busca incessante pela apropriação deste “poder”. Os países pertencentes ao bloco dos em desenvolvimento (países latino-americanos) encontram-se debruçados sobre uma agenda comum de intenções para o século XXI, que dispõem sobre o compromisso firmado em colocar suas respectivas nações na nova era tecnoglobalizada da informação universal. Inclusão digital, tecnológico e do conhecimento foram às bandeiras hasteadas neste novo milênio, sem se darem conta que a agenda do século passado, nem de perto fora colocado em prática.
Como esperar que estes países consigam entrar na era digital e da informação global, quando menos de 6,8% desta população tem acesso igualitário aos meios e mecanismos promotoras desta inclusão? Como ganhar a era do conhecimento universalizado, se as diferenças entre as classes sociais não foram nem ao menos minimizadas nestes países? O grande desafio que se tem pela frente será, antes de mais nada, o de superar e resolver os grandes problemas que não foram solucionados na agenda passada, promovendo a reabilitação cidadã, o resgate soberano do indivíduo, sua inserção social de maneira igualitária e sua participação na construção histórica de seu tempo, capaz de reconhecê-lo não como sujeito, mas verdadeiramente como agente deste processo.
Estes desafios só serão efetivamente vencidos com uma revolução silenciosa que acontece no indivíduo, se estende pela família, passa pelas escolas, atinge as organizações sociais e estilhaçam com os vitrais do Estado. Uma revolução cujas armas são carregadas com ética, transparência, vontade política e comprometimento com o coletivo. Se não suborno meu filho, para que este cumpra com uma vontade minha, não estarei formando uma sociedade de corruptos e corruptores. Fazer a nossa parte será sem dúvida cumprir uma agenda microssocial, cobrar das demais esferas organizadas, votar e denunciar os desvios de conduta que quebram com o pacto social proposto pela revolução será nossa contribuição para a agenda macrossocial do século XXI.
Conhecimento é poder. Se o agendamento do século XXI, prioriza a tecnologia da informação, a inclusão digital e a valorização do conhecimento, o compromisso dos meios de comunicação torna-se ainda mais importante neste processo de revolução social. O Dr. Ph.D. em Sociologia, Pedrinho A. Guareschi, co-autor do livro – Comunicação & Controle Social (Vozes, 2001, 4ª Ed.), relata em sua obra que quem detém a comunicação, detém o poder e se esta comunicação é capaz de construir a realidade, quem detém o poder sobre esta construção do real, tem poder sobre a existência das coisas, sobre a difusão das idéias e mesmo sobre a criação da opinião pública. Desta maneira o papel social dos meios de comunicação, bem como dos comunicólogos de plantão (aqui se lê jornalistas, publicitários e relações públicas) são instrumentos indispensáveis nesta construção do real, podendo construir para o bem ou para o mal.
Neste momento, independente das políticas editoriais das empresas de informação espalhadas pelo país a fora, aqui prevalecerá os conceitos de valores éticos e morais, a consciência e o comprometimento social que permeiam a formação deste comunicólogo e do quanto este poderá contribuir para a disseminação de notícias e acontecimentos que reflitam um verdadeiro processo de revolução social e que seja capaz de denunciar todo e qualquer movimento que se oponha a essa revolução. No século XXI, se assim o quisermos, os meios de comunicação social poderão fazer a diferença e colocar não só o Brasil, mas todos os países da América Latina nos caminhos da inclusão social, cidadã e de igualdade junto ao restante do mundo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cordel das Festas abre semana de iniciação pedagógica

O espetáculo “Cordel das Festas Populares” encenado pelos animadores culturais da SMEC abriu os três dias da Semana de Iniciação Pedagógica no palco do Teatro Municipal Trianon, o evento organizado pela Coordenação de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação de Campos reunir os educadores da rede para um momento importante de reflexão, a partir da fala da diretora da Faculdade de Educação da UFRJ, a pós-doutora Lia Faria que abordou o tema “Políticas Públicas de Educação e a Construção do Conceito de Pertencimento.
Professora Lia Faria ficou encantada com a apresentação do cordel e fez diretamente a secretária Maria Auxiliadora Freitas o convite para que o grupo de animadores culturais se apresentasse na abertura do ano letivo no Rio de janeiro. Escola Presente na Ciranda do Conhecimento.

Expresse-se para o mundo

Qual o valor de um grande tesouro perdido no fundo do mar?
Um tesouro valiosíssimo está sendo transportado por um navio de um continente para outro. São milhares de barras de ouro, enormes diamantes, rubis, esmeraldas e centenas de obras de arte. De repente, o tempo dá uma virada forte, radical, as ondas crescem e os ventos se agitam num tufão incontrolável, e o navio afunda. Não se sabe onde, nem quando e nem como. Agora, aquela fortuna incalculável, está lá, no fundo do mar. Inacessível. Então eu volto a lhe perguntar: Qual o valor de um grande tesouro perdido no fundo do mar? E eu mesmo lhe respondo: Nada. Não tem valor algum. Está irreversivelmente perdido.
O mesmo acontece com nosso conhecimento. Vários anos dedicados aos estudos, participação em conferências, seminários, cursos. Um monte de livros, provas na escola, e daí? O professor e escritor Lair Ribeiro nos diz, que nosso conhecimento por mais abstrato ou prático que seja, só tem valor se o expressarmos para o mundo. E como expressa-lo, se não pela comunicação? Desta maneira podemos afirmar que conhecimento é poder, mas que este poder só se concretiza, quando somos capazes de exteriorizá-lo, e só o fazemos quando estamos nos comunicando com o mundo que está a nossa volta.
Devemos entender que o processo de comunicação não se resume apenas na articulação das palavras, por parte daquele que propõe comunicar algo. Em um esquema que chamamos de Comunicação Global, a palavra passa a fazer parte de uma estrutura maior e mais complexa, que juntas e equilibradas permitem ao ser humano comunicar suas idéias, sonhos e aspirações. Neste esquema, a articulação da palavra representa um percentual de importância na ordem de 7%, enquanto a tonalidade da voz representa 38% e a postura corporal representa os outros 55% do processo de comunicação. Será o exercício interligado destes três aspectos do esquema comunicacional que resultará no sucesso almejado. Exemplos práticos encontramos muitas vezes durante a aula daquele mestre, que apesar do notório saber, consegue provocar um processo coletivo de sonolência entre seus alunos, mesmo entre aqueles mais atentos.
Muitas vezes isso ocorre porque, apesar de toda sua capacidade, este professor não se utiliza de algumas técnicas da Comunicação Global a seu favor, na hora de sua exposição acadêmica. Articula as palavras, sem com isso dar volume, tonalidade e entonação devida a esta mensagem, ao mesmo tempo em que fica estático a frente da classe ou anda vagarosamente de um lado para o outro da sala causando uma sensação de pêndulo hipnótico na distinta platéia. Isso também acorre quando um palestrante que apesar de ter conhecimento sobre o assunto a ser abordado, mas que no entanto não dispõe da arte da oratória, capaz de abrilhantar sua conferência.
O mesmo Lair Ribeiro nos diz que a “magia da comunicação é um dom” que o ser humano só terá pleno domínio quando entender que precisa praticar, ter paciência e persistência diante dos desafios. Falar em público é um desafio a ser vencido pelo comunicador que tiver a capacidade de desenvolver suas Inteligências Múltiplas, conhecer a si próprio e aos que o rodeiam e assim perceber toda a dimensão do campo comunicacional e seu poder. Expresse-se para o mundo.
Uma semana de paz, progresso e evolução para todos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cinema Para Todos Chega a Campos



O projeto Cinema Para Todos desenvolvido pela Secretaria Estadual de Cultura acaba de chegar a Campos dos Goytacazes. Com objetivo de formar novas platéias para o cinema nacional, o projeto prevê visitas as escolas públicas da cidade a fim de que jovens e adultos alunos do Ensino Médio e da EJA recebam ingressos gratuito e possam assistir a sessões de cinema no circuito comercial da cidade. São mais de 300 mil ingressos para serem distribuídos em todo o Estado do Rio. Por aqui Wesley Machado, Mariana de Carvalho e Lurdes são os promotores que estão visitando as escolas e já começam a colher os primerios frutos deste projeto.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Tenda Cultural quebra com paradígma em Farol de São Thomé



Para muitos que acreditavam que verão no Farol de São Thomé programa bom era só Axé (sem desmerecer a dança), tiveram que colocar a viola no saco e sair pelos fundos. Com uma programação das mais diversificadas e atraentes dos últimos anos, a tenda cultural apresentou e agradou até mesmo com clássicos sendo executados ao som de violinos, violoncelos e piano. No último final de semana a rapaziada do Hip Hop, movimento Fusão do Rio de Janeiro deram seu recado com pista de dança, grafite, basquete, bike e skate. Uma demonstração de que a Tenda Cultural abriga todas as formas de arte e cultura.

Secretaria de Cultura de Campos quer formar novos talentos

O Secretário de Cultura Orávio de Campos Soares reuniu ontem (09) na Fundação Municipal Teatro Trianon representantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Secretaria Municipal de Educação de Campos para discutir as estratégias para a implementação das políticas públicas em cultura no governo Rosinha. Precisamos descobrir e formar novos talentos e não podemos dar conta disto sem a escola, pois será nela que novos valores e talentos têm a possibilidade de serem descobertos, diz o secretário. A criação dos cursos livres de teatro, dança e música são outras ações que estão na programação de Orávio de Campos. Desta vez Campos poderá realmente respirar cultura de verdade.

Pólo Arte na Escola reinicia suas atividades 2009

A coordenadora pedagógica do Pólo Arte na Escola Danuza Rangel reuniu nesta última semana toda sua equipe para uma avaliação das atividades do pólo no ano de 2008 e para nortear os primeiros passos para este ano de 2009. Destaque para as atividades da Midiateca, dos grupos de estudos de artes visuais e de animação cultural.

Cinema Para Todos em Campos



O projeto "Cinema Para Todos" da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação está desenvolvendo suas primeiras ações em Campos dos Goytacazes. Com objetivo de formar platéia para o cinema nacional, divulgadores estarão visitando escolas públicas estaduais do ensino médio apresentando o programa e incentivando alunos e professores e irem ao cinema e prestigiarem os filmes de nossa terra Brasil. Após uma semana de treinamento na Secretaria de Cultura na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista Wesley Machado, a atriz Lurdes Ribeiro Gomes e

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Avelino Ferreira se reúne com representantes da EBX

Foto: César Ferreira

 

O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Avelino Ferreira, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (9), a Coordenadora Corporativa de Comunicação com Comunidades do Grupo EBX, Melissa Bivar. Ela apresentou uma proposta de parceria com a Prefeitura de Campos para a implantação do programa "Cine EBX- Cinema ao ar livre", na Baixada Campista.

O evento,  que está previsto para os dias 22, 23 e 24 de maio, consiste na exibição de filmes brasileiros num telão inflável de 14x10 metros, o maior do país. As localidades contempladas seriam Saturnino Braga, Baixa Grande e Farol de São Tomé.

A proposta será levada pelo presidente da FCJOL ao secretário de Cultura, Orávio de Campos, e à prefeita Rosinha Garotinho. "Tenho certeza de que eles olharão o projeto com simpatia e a parceria será firmada em prol das comunidades da Baixada", declarou Ferreira.

Também participaram da reunião, a vice-presidente da FCJOL, Ademilde Pacheco; a analista de Relações Comunitárias Sênior da LLX, Gleide Gomes, e o diretor Executivo da realizadora do evento, T. Brasil Produções LTDA, Antônio Chafi Nasser.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Não basta aprender novos conceitos

Mudar nunca foi um exercício fácil. Diante de todos os desafios que a sociedade contemporânea tem lançado sobre homem moderno, talvez o mais difícil tenha sido o aspecto da contínua mutação. O mundo nunca mais foi ou será o mesmo e isso observamos diante as inúmeras descobertas que aconteceram a partir do último século. Os últimos cem anos foram protagonizados com invenções e descobertas em todas as áreas do conhecimento humano mais que os últimos mil anos. Cinco anos do Século XXI, já representam cinqüenta anos do que fora desenvolvido no século anterior. O maior responsável por estas mudanças e descobertas é sem dúvida a capacidade da comunicação ampliada com as diversidades de sistemas espalhados por todo o planeta. Dos super computadores à Internet, das televisões a cabo aos potentes satélites, que aos milhares observam passo a passo nossos movimentos.
Mudar nunca foi um exercício fácil. O escritor uruguaio Eduardo Galeno nos diz que somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos. A modernidade nos exige alta performance, e isso não significa apenas a absorção de variados conhecimentos, mas principalmente o seu gerenciamento. Dar o melhor de si, fazer o máximo e descobrir os caminhos que te levará ao seu mais alto desempenho. No mercado de trabalho o que era um diferencial no passado, hoje é igualado. Antes ter um curso de nível superior, ou falar um segundo idioma era fator preponderante para galgar um lugar ao sol, hoje é condição sine qua non.
Se não existe outra forma para alcançar o sucesso almejado, o jeito é escolher as armas que serão necessárias. Estar municiado com as competências essenciais, pois sem elas não chegaremos a lugar algum. Existem diversas competências e não estão somente relacionadas com a esfera profissional. Mas do que responsável pelo alto desempenho, as competências responsáveis pelo alto desempenho comandam a vida, por esta razão devemos buscar sempre seu descobrimento e ter a certeza que cada dia uma nova competência surge no mercado e em nossas vidas e que precisa ser adquirida. Entre muitas destas competências, ter um motivo seja talvez uma das mais importantes, pois estar motivado e se manter assim diante das dificuldades é fator preponderante.
Outra ferramenta importante é o desenvolvimento da Inteligência Emocional, uma competência responsável pelo equilíbrio necessário para se adaptar as muitas variações ocorridas na modernidade. Hoje estamos em alta, amanhã talvez não e esta instabilidade deverá ser bem administrada. Estar de bem com a vida, outro ponto importante a ser considerado, pois uma relação saudável com a realidade evita as ansiedades com os altos e baixos do dia-a-dia. Tenha certeza que não basta somente, à aquisição de novos conceitos, é preciso estar preparado para a reprogramação. Quando se sentir confortável, é porque chegou a hora de mudar mais uma vez.
Uma semana de paz, progresso e evolução para todos.

Desculpe a ausência

Caros Blogueiros e seguidores nossas desculpas pela paralisação involuntária de nossas postagens. Por motivo de força maior estivemos afastados, mas estamos retornando com força total.