quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Governador Sérgio Cabral Filho se expõe ao ridículo em busca de popularidade

                                                                                        Foto: Paulo Alvadia (O Dia)Digitalizar0038

Capa da edição desta quinta-feira (15) do jornal "O Dia", traz o governador Sérgio Cabral Filho em situação ridícula na inauguração do centro cultural do AfroReggae, em Vigário Geral. Se dançar o créu já é feio para uma criança, imagina para um chefe de Estado. Mais um ato de desespero do governador em busca de popularidade.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

TSE mantém indeferimento da candidatura de Ilsan Vianna

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última segunda-feira (12) por unanimidade manter indeferido o registro da candidata a vereadora pelo município de Campos-RJ, Ilsan Maria Vianna dos Santos (PDT).

Apesar de ter o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), no dia 28 de outubro de 2008, a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) concedeu parecer favorável à Ilsan. 

Ela é ex-subdiretora da APIC e responde ação de improbidade administrativa por superfaturamento em eventos, desvio de verbas e irregularidades em licitação. 

A candidata do PDT fez uma campanha milionária e sua declaração de bens somou a quantia estrondosa de R$ 1.284.444,96. 

Calcula-se que ela tenha obtido cerca de 7 mil votos.

Com a decisão do TSE, Ederval Venâncio(PDT), permanece na Câmara de Vereadores. Ele está no seu nono mandato e é o segundo vereador mais antigo do Brasil.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nem tudo é só tristeza...











Nem tudo é só tristeza...
















A prefeita Rosinha Garotinho em uma de suas primeiras deliberações determinou a formação de uma comissão permanente em atenção as famílias que se encontram em situação de risco em nossa cidade. Desabrigados por conta das enchentes deste período de verão, centenas de famílias estão abrigadas em escolas públicas e, dentre as ações nas áreas de saúde, infraestrutura, serviços públicos de limpeza, nutrição, nem mesmo as atividades lúdicas recreativas foram deixadas de lado.

Equipes formadas por Instrutores de Artes e Ofício e Animadores Culturais percorreram as escolas priorizadas pela comissão de Gestão de Emergência da Prefeitura de Campos levando recreação, contação de história, oficinas de pintura e teatro de fantoches. Auto-estima, humanização e respeito a população.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Projeto de pesquisadores da UENF sobre Cavalhada campista ganha prêmio

Com o incentivo e o apoio técnico de pesquisadores da Uenf, quatro projetos de resgate da cultura popular regional foram selecionados no Edital 08/2008 da Secretaria de Estado de Cultura. Os projetos buscam a valorização de manifestações culturais regionais, como a Cavalhada, o Jongo, a fabricação artesanal de selas e o conhecimento na área de medicina popular. Cada um dos projetos receberá R$ 10 mil. A professora Simonne Teixeira, do Centro de Ciências do Homem da Uenf, ao lado da historiadora Sylvia Paes e de colegas do grupo "Officina", levou o edital à Baixada Campista e ajudou grupos potencialmente interessados a elaborar os projetos. A Cavalhada campista foi contemplada através do projeto enviado pelo mestre José Fernando Teles da Silva, de Santo Amaro, distrito de Campos. Com mais de 100 anos de existência, a Cavalhada - realizada anualmente, sempre no dia de Santo Amaro, 15 de janeiro - é a última manifestação do gênero ainda em atividade em todo o Estado do Rio de Janeiro.De Santo Amaro, também foi selecionado o projeto do seleiro Álvaro Caldeira Louvain - o único que detém os conhecimentos necessários para a confecção das selas campistas, típicas da região por serem adaptadas às características físicas da planície. Há 65 anos, o mestre seus filhos produzem artesanalmente os mais variados tipos de selas, encomendadas por fazendeiros e proprietários de lojas de produtos agropecuários da região.Outro projeto selecionado foi o do Jongo do Quilombo da Barrinha, de São Francisco de Itabapoana, através do projeto encaminhado por uma de suas coordenadoras, Angélica Conceição da Penha, a Dona Teca. Formado por cerca de 300 descendentes de escravos, o Quilombo de Barrinha - situado junto à fronteira do Rio de Janeiro com o Espírito Santo -, organiza uma vez por mês a Roda de Jongo mais tradicional do Norte Fluminense, com participação de diversas comunidades regionais.O trabalho realizado por Viviane Ramiro da Silva com os grupos de "Saúde Alternativa de Travessão" e "Amor do Campo", no assentamento Zumbi dos Palmares, em Campos, constitui o último projeto aprovado. O projeto busca transmitir e valorizar conhecimentos populares acerca do uso e manufatura artesanal de remédios caseiros. Em 2005, foi feito um levantamento que identificou os praticantes destes ofícios e fez o diagnóstico de suas principais demandas. São realizados encontros, oficinas e palestras em escolas, comunidades e instituições locais, através de parcerias com diferentes organizações, com o objetivo de valorizar estes ofícios.

Fundação Oswaldo Lima libera a programação do Farol 2009

O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima Avelino Ferreira reúniu nesta terça-feria (dia 06) a imprensa e apresentou a programação de janeiro para a Tenda do Celeiro Cultural. Diversificada, a programação procurou oportunizar aos artistas locais que atuarão em diversos momentos com oficinas, apresentações artísticas e culturais.
Veja:
PROGRAMAÇÃO FAROL 2009.

JANEIRO:

DIA 08 – quinta-feira - 10 Horas – MUSEU OLAVO CARDOSO – Exposição/ Biblioteca e Oficina/ Tenda
- 16 Horas – MUSEU OLAVO CARDOSO – Exposição/ Biblioteca e Oficina/Tenda
- 19 Horas – TÚNEL DO TEMPO – Cláudio Sedano

DIA 09 – sexta-feira – 10 Horas – OFICINA DE TEATRO – Animadores e Instrutores
- 16 Horas – JONGO – Companhia Gente de Teatro -
- 19 Horas – VIOLÃO E VOZ – Eros Rafael

DIA 10 – sábado - 10 Horas – OFICINA / CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Iara Lima
- 16 Horas – TEATRO INFANTIL – Iara Lima
- 19 Horas – DJ Gugu

DIA 11 – domingo - 15 Horas – RECREAÇÂO - Instrutores

DIA 13 – terça-feira - 10 Horas – OFICINA DE PINTURA – Lucia Lotério - 16 Horas – OFICINA DE PINTURA – Lucia L. Barcelos
- 19 Horas – FOLIA DE REIS -

DIA 14 – quarta-feira – 10 Horas – OFICINA DE PAPEL -
- 16 Horas – OFICINA DE PAPEL -
- 19 Horas – NOITE DO VINIL– Wellington Cordeiro

DIA 15 - quinta-feira - 10 Horas – OFICINA DE ESPUMA – Luciano Muniz - 16 Horas – OFICINA DE ESPUMA – Luciano Muniz
- 19 Horas – TÚNEL DO TEMPO– Cláudio Sedano

DIA 16 - sexta-feira - 10 Horas – OFICINA – ZEN GRAÇA – Rudolph
- 16 Horas – SHOW – BANDA ZEN GRAÇA
- 19 Horas – VIOLÃO E VOZ – Hugo Fraga

DIA 17 – sábado - 10 Horas – OFICINA DE BONECOS – Brício
- 16 Horas – TEATRO INFANTIL DE BONECOS - Brício
- 19 Horas – DJ Ricardo Sá

DIA 18 – domingo - 15 Horas – RECREAÇÃO - Animadores Culturais

DIA 20 - terça-feira - 10 Horas – OFICINA PET – Ínes Polidóro
- 16 Horas – OFICINA PET - Ínes
- 19 Horas – MANA-CHICA – Companhia Gente de Teatro



DIA 21 - quarta-feira - 10 Horas – OFICINA DE ORIGAMI – Edson
- 16 Horas – OFICINA DE ORIGAMI – Edson
- 19 Horas – NOITE DO VINIL– Wellington Cordeiro

DIA 22 – quinta-feira - 10 Horas – OFICINA CIRCENSE – Ricardo e Janjão
- 16 Horas – OFICINA CIRCENSE – Ricardo e Janjão
- 18 Horas – CAFÉ LITERÁRIO – Homenagem a Antônio Roberto
- 19 Horas – TÚNEL DO TEMPO – Cláudio Sedano
DIA 23 - sexta-feira - 10 Horas – Exercícios de Saúde e Longevidade – Hélio Coelho F.
- 16 Horas – Movimentos Naturais e Exercícios Terapêuticos – Hélio Coelho F.
- 19 Horas - VIOLÃO E VOZ – Gospel – Pastor Fabiano

DIA 24 – sábado - 10 Horas – ESCULTURA NA AREIA – Caio Barros
- 16 Horas – TEATRO INFANTIL
- 19 Horas – DJ

DIA 25 – domingo - 15 Horas – RECREAÇÃO - Instrutores de Artes e Ofício

DIA 27 - terça-feira - 10 Horas – OFICINA DE CANTO -
- 16 Horas – OFICINA DE CANTO
- 19 Horas – TEATRO ADULTO – Se Meu Ponto G Falasse – Fernando

DIA 28 - quarta-feira - 10 Horas – OFICINA DE TEATRO –Instrutores de Artes e Ofício
- 16 Horas – OFICINA DE TEATRO –Instrutores de Artes e Ofícios
- 19 Horas – NOITE DO VINIL– Wellington Cordeiro

DIA 29 - quinta-feira - 10 Horas – OFICINA COM ARGILA – Beijinho
- 16 Horas – OFICINA COM ARGILA – Beijinho
- 19 Horas - TEATRO ADULTO – MINHA VÓ CONTOU- Persona

DIA 30 - sexta-feira - 10 Horas – OFICINA – O Grafite nas Artes Plásticas – M. Beraldi
- 16 Horas – OFICINA – O Grafite nas Artes Plásticas – M. Beraldi
- 19 Horas – VIOLÃO E VOZ – Flávia Eller

DIA 31 – sábado - 10 Horas – ESCULTURA NA AREIA – Caio Barros
- 16 Horas – TEATRO INFANTIL – DE FUXICOS E RETALHOS- Persona

- 19 Horas – DJ

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Pessoas comuns são capazes de feitos extraordinários


Quantas vezes você já experimentou sentimentos de fracasso, de impotência, de desânimo causado por um objetivo não alcançado, ou por uma idéia que não emplacou. Pelo projeto que dependia do entrosamento do grupo e não aconteceu, ou mesmo pela dificuldade de mudar pequenos hábitos em sua vida?
Na verdade esses sentimentos são frutos da dificuldade que temos em mudar. Mudar nossos conceitos, comportamentos e nossas expectativas. Mudar o mundo, a comunidade e principalmente a nós mesmos. Acreditamos piamente que só os líderes e poderosos possuem as condições necessárias para mudar as coisas ao nosso redor.
Isso não é verdade. A verdade está dentro de nós. Da capacidade que temos de nos enxergar no mundo e de entendermos qual a nossa missão nele. Grandes feitos foram realizados por homens e mulheres tão comuns quanto nós. A diferença está na perspectiva como cada um deles olhou para o seu entorno.
Gandhi, que começou sua carreira na África do Sul, organizou um protesto com a queima de passes de trabalho, exigido a todas as pessoas de origem não européia. Diante da polícia sul-africana, depois de um breve discurso, um homem queima um passe e é preso. Gandhi adianta-se queima outro passe, e é agredido violentamente pela força policial. Não desiste e mesmo caído e com o rosto ensangüentado se arrasta e mais uma vez sob o olhar de espanto e temor do policial queima mais um passe de trabalho. A raiva do policial diminuiu, não gritava mais palavras de ordem, seu semblante muda com os gestos de Gandhi.
Não sejamos tão drásticos, mas devemos usar o exemplo deste homem franzino, de aparência frágil que foi capaz de mudar os rumos de uma nação, com exemplos de simplicidade, dedicação, devoção e amor a seu povo.
O processo de mudança é lento e doloroso. E a primeira coisa que devemos aprender é que não se muda o mundo, sem que primeiro haja mudanças dentro de nós mesmos e que é preciso assumir os riscos desta mudança. Não é fácil mudar, seja em uma organização, ou mesmo na vida particular que levamos.
Tomemos como exemplo agora a nossa cidade. Ela, como outras do inteiro do estado do Rio de Janeiro está vivenciando a tragédia causada pelas enchentes e destruição. De certo não poderemos deixar de reconhecer que nestes últimos anos faltaram políticas públicas necessárias para que calamidades como estas não precisassem acontecer (coisa do passado, que ficará para trás). Mas, e nós, o que temos feito para contribuir para que coisas como estas não voltem a acontecer?
Basta andarmos pelas ruas e praças e observarmos. As pessoas perderam o costume de ver a cidade limpa. Acusam os moradores dos bairros de periferias de sujarem a cidade, mas vejo em bairros nobres o lixo sendo jogado em terrenos baldios e mesmo em beiras de calçadas. Um simples papel da bala, ou uma latinha vazia de cerveja ou refrigerante jogados pela janela do carro, acumulados, irão entupir os bueiro e consequentemente nosso sistema de esgoto, e por sua vez nosso rio Paraíba, e assim por diante.
Um simples gesto de boa vontade, de amor à cidade, ao próximo e a si mesmo pode e faz a diferença. Não precisamos ser a prefeita, o vereador ou a polícia para mudar para melhor a comunidade, a cidade e o mundo em que vivemos. Pessoas comuns são capazes de feitos extraordinários. Essa é a missão que justifica as nossas existências. Pense nisso. Uma semana de mudanças, paz, progresso e evolução para todos. Feliz 2009!!!